quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Pílulas do dia seguinte

Boa noite!

Hoje essa notinha me chamou atenção:

“O Tribunal de Justiça do Estado derrubou a lei que proibia a distribuição do contraceptivo de emergência - a pílula do dia seguinte - em Jundiaí, no interior de São Paulo. Por 21 votos a 3, os desembargadores consideraram a medida inconstitucional, por contrariar política federal de saúde pública. Sancionada em Março passado, a lei foi questionada pelo procurador-geral de Justiça de São Paulo. “

Então vamos lá...

As questões relacionadas a esse assunto não estão restritas a Jundiaí, existem outras cidades no Brasil e do mundo que também tem a distribuição das pílulas do dia seguinte questionadas e até vetadas pelos tribunais.

Na Colômbia, por exemplo, elas são distribuídas entre casais com diagnósticos confirmados do HIV SIDA, hepatite B, hepatite C e infecções de transmissão sexual. Basta o diagnóstico de um dos dois. E aqui no Brasil tendem a fazer um cadastro e acompanhamento dos usuários.
No Chile, considerado o país mais conservador da América Latina, a distribuição começa com mulheres a partir 14 anos, sustendo a ideia de que a pílula deve agir caso a família e a escola tenham falhado.

Mas o que é a pílula do dia seguinte?

* Um contraceptivo de emergência que contém o chamado Levonorgestrel que, se usado até 72 horas após o ato sexual desprotegido, reduz o risco de uma gravidez não desejada.

Em um país onde a legalização do aborto é um “drama” essas decisões executivas são espantosas, não?

Não estou considerando referências religiosas, mas físicas e psicológicas.

Será que não estariam ao invés de incentivar a responsabilidade sexual, estimulando o sexo irresponsável e de quebra oferecendo o reparo para possíveis danos?

Existe tanta propaganda sobre sexo seguro e os jovens simplesmente ignoram e existem dados que apontam que as jovens não conseguem manter corretamente uma rotina com as pílulas diárias e até a camisinha é esquecida como se nunca tem tivessem ouvido falar.

Será que os jovens estão preparados para usar corretamente esse método?

Isto vai representar uma corrida à “pílula do dia seguinte”. Um método que deveria ser utilizado apenas como último recurso, aos poucos vai se tornar a forma anticoncepcional preferida dos jovens. Até porque, basta apenas uma, é eficaz e é… gratuita.

Que efeitos terão o uso exagerado da “pílula do dia seguinte” na jovem mulher? Que efeitos terão no ciclo menstrual da mulher? Creio que são questões muito importantes que deveriam ser focadas.

A questão da desordem sexual é algo que demanda uma mudança comportamental contrária à pregada pelos governos. As pessoas farão sexo? Sim, claro. Mas em muitos casos essas campanhas preconizam os jovens a buscar a relação sexual cada vez mais cedo, visto que a sociedade impõe o ato sexual como algo que deve ser experimentado o quanto antes e cada vez é tratado de forma mais banal.

A Política Nacional de Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos inclui medidas relativas ao planejamento familiar, à educação sexual e à redução da mortalidade materna. E distribui pílulas do dia seguinte!
Tá parecendo aqueles funcionários que para terminar o serviço mais rápido resolve fazer de qualquer jeito.

A gente capricha na educação dos filhos e o governo vem e estraga tudo! (Eu ainda não tenho filhos, mas imagino!)

SORRIA AMANHA É SEXTA FEIRA! ;)

2 comentários:

  1. Amiga, parabéns pelo Blog!
    EU já tomei essa pílula, mas não é a melhor coisa indicada...hunf!Beijos

    ResponderExcluir
  2. O anti concepcional já funciona tão bem. Um pouco de responsabilidade não faz mal à ninguém.

    ResponderExcluir